
Com o tema “Visita e Conferência, a essência da nossa vocação”, o 7º Reavivamento Vocacional Vicentino (Reviv) reuniu, no dia 27 de abril, mais de 1.200 vicentinos no Espaço Berrantão, dentro do Parque do Peão, em Barretos/SP. O evento contou com a participação de confrades e consócias das regiões de Barretos, Jaboticabal, Itápolis, Novo Horizonte, Catanduva, São José do Rio Preto, Tanabi e Jales, todas vinculadas ao Conselho Metropolitano (CM) de São José do Rio Preto/SP. 4k2zp
Durante todo o dia, os participantes vivenciaram momentos de espiritualidade, formação, partilha, música e confraternização. A programação incluiu apresentações teatrais feitas pelas Conferências de Crianças e Adolescentes (CCA), palestras, testemunhos e atividades que ressaltaram a importância da essência da vocação vicentina.



Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a Santa Missa de encerramento, celebrada por Dom Milton Kenan Júnior, bispo da Diocese de Barretos. Ele destacou a missão vicentina como extensão da própria missão da Igreja: servir a Cristo presente nos pobres. Outro destaque foi a participação de um narrador de rodeio, que, com a alegria típica das festas de peão, conduziu uma oração especial, aproximando a cultura local da espiritualidade do evento.
O almoço também teve um sabor especial: a tradicional Queima do Alho, prato típico barretense, preparado e servido gratuitamente pelos Independentes de Barretos, em mais um gesto de fraternidade.
Um reencontro com as raízes vicentinas 625q4y
Para o confrade Gabriel Uchida, coordenador do evento, o Reviv foi uma verdadeira retomada das origens da SSVP. “Estamos falando de um encontro regional onde o Metropolitano de Rio Preto se reúne para conversar, se alegrar, se unir e celebrar a amizade. Faz parte da história da SSVP desde a sua criação. Ozanam criou a Sociedade como uma rede de amigos. Esse encontro vem fortalecer esse espírito: a amizade, a fraternidade, a troca de afeto e, principalmente, o reforço do nosso carisma”, afirmou.
Ele também destacou a diversidade das atividades vivenciadas no dia: “tivemos teatros, palestras, testemunhos, música, muita animação, além de momentos de espiritualidade. Encerramos com a celebração da Santa Missa, ouvindo a Palavra de Deus e voltando ainda mais fortalecidos para nossas missões.”
Testemunhos que inspiram 701g4o
O vicentino Douglas Júnior, de Novo Horizonte/SP, foi um dos que se emocionaram com os conteúdos apresentados: “esse momento de integração entre os Conselhos Centrais é muito importante. Um dia de alegria, de festa e de união entre irmãos. No teatro que assistimos, ficou muito claro que nossas visitas aos assistidos precisam ser feitas com o coração aberto, com seriedade e amor. Levo comigo esse ensinamento para fazer visitas mais concretas e verdadeiras.”
Douglas ainda destacou a mensagem do teatro “Um Sonho de Alerta”, que marcou profundamente os presentes: “estamos aqui para fazer o bem de maneira especial nas nossas visitas aos assistidos. Não de qualquer forma, mas com o coração aberto para encontrar verdadeiramente Deus em cada pessoa que acolhemos. O que eu levo para a minha Conferência é esse aprendizado: fazer uma visita mais séria, mais concreta, com amor e atenção genuína.”
A visita feita com fé, escuta atenta e acolhimento fraterno — característica essencial da vocação vicentina — foi um dos pilares reforçados pelo Reviv deste ano.
Convite para novos vicentinos i1o1f
Além da formação e espiritualidade, o evento também serviu como oportunidade para motivar novos integrantes a conhecerem e se unirem à missão da SSVP: “os vicentinos são um grupo católico que se reúne para trabalhar a caridade. Essa é a nossa vocação e missão: amar a Jesus Cristo servindo aos mais pobres. Você também pode ser vicentino! Procure uma Conferência na sua paróquia ou cidade e venha fazer parte dessa grande família”, convidou Gabriel Uchida.